Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Azul
43
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Vermelha
53
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Verde
33
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Amarela
63

Espécies Nativas

Uma árvore de espécie nativa se desenvolve naturalmente no ambiente, sem que tenha sido trazida ou plantada pelo homem. São as espécies escolhidas pela natureza para compor o ecossistema local, onde todas as plantas e animais convivem em harmonia e colaborando uns com os outros.

As espécies exóticas são aquelas trazidas e plantadas pelo homem, que não estariam ali naturalmente. Normalmente as árvores de espécies exóticas estão adaptadas a ambientes diferentes e provocam desequilíbrio quando entram em um novo hábitat. Elas estão adaptadas a outros climas e a relações específicas com outros seres vivos. Em um novo ambiente o conjunto que controla as populações e o equilíbrio ambiental é diferente e as árvores de espécies exóticas prejudicam a floresta nativa e a fauna local, pois não são fornecidos os alimentos necessários para os animais sobreviverem nesse novo ambiente criado pelo homem.

As espécies indicadas para o reflorestamento do Projeto Amigos da Mata foram selecionadas com base nas plantas nativas existentes nas matas preservadas do local e nas espécies conhecidas como nativas para a formação florestal natural da região.

Lista de espécies presentes no bioma mata atlântica no Rio Grande do Sul e no Sítio São Luiz: Aroeira-brava, Aroeira-salsa, Aroeira-vermelha, Araticum-cagão , Maria-mole, Araucária, Gerivá, Tucum, Sucará, Vassoura, Caroba, Ipê-roxo, Guajuvira, Esporão-de-galo, Grandiúva, Guaraperê, Cocão, Tanheiro, Laranjeira-do-mato, Mata-olho, Pau-leiteiro, Branquilo, Pata-de-vaca, Timbaúva, Corticeira-do-banhado, Ingá-feijão, Ingá-ferradura, Cabreuva, Farinha-seca, Maricá, Angico, Canafístula, Guapuruvú, Pau-cigarra, Tipuana, Canela-preta, Canela-ferrugem, Canela-do-brejo, Paineira, Açoita-cavalo, Pixirica, Canjerana, Cedro, Pau-d'arco, Catiguá, Pimenteira, Figueira-folha-grande, Figueira-de folha-miúda, Cincho, Goiaba-da-serra, Guabiroba-de-folha-miúda, Guabiroba, Cereja, Pitanga, Jabuticaba, Araçá, Pariparoba, Pariparoba, Capororoca-de folha-miúda, Capororoca, Capororocão, Carvalho-brasileiro, Café-do-mato, Café-do-mato, Mamica-de-cadela, Guaçatonga, Chá-de-bugre, Salseiro, Chal-chal, Camboatá-vermelho, Camboatá-branco, Fumo-bravo, Coerana, Embira e Embaúba.


A árvore Açoita Cavalo (Luehea candicans) é o exemplar mais antigo do Sítio São Luiz, segundo estimativas, ela tem mais de 100 anos.
 
Direitos Reservados © Sítio São Luiz. Design por Roberta Daudt. Desenvolvido por Faro.
Idealizado por Sítio São Luiz