Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Azul
21
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Vermelha
42
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Verde
22
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Amarela
2

Espécies Nativas

Uma árvore de espécie nativa se desenvolve naturalmente no ambiente, sem que tenha sido trazida ou plantada pelo homem. São as espécies escolhidas pela natureza para compor o ecossistema local, onde todas as plantas e animais convivem em harmonia e colaborando uns com os outros.

As espécies exóticas são aquelas trazidas e plantadas pelo homem, que não estariam ali naturalmente. Normalmente as árvores de espécies exóticas estão adaptadas a ambientes diferentes e provocam desequilíbrio quando entram em um novo hábitat. Elas estão adaptadas a outros climas e a relações específicas com outros seres vivos. Em um novo ambiente o conjunto que controla as populações e o equilíbrio ambiental é diferente e as árvores de espécies exóticas prejudicam a floresta nativa e a fauna local, pois não são fornecidos os alimentos necessários para os animais sobreviverem nesse novo ambiente criado pelo homem.

As espécies indicadas para o reflorestamento do Projeto Amigos da Mata foram selecionadas com base nas plantas nativas existentes nas matas preservadas do local e nas espécies conhecidas como nativas para a formação florestal natural da região.

Lista de espécies presentes no bioma mata atlântica no Rio Grande do Sul e no Sítio São Luiz: Aroeira-brava, Aroeira-salsa, Aroeira-vermelha, Araticum-cagão , Maria-mole, Araucária, Gerivá, Tucum, Sucará, Vassoura, Caroba, Ipê-roxo, Guajuvira, Esporão-de-galo, Grandiúva, Guaraperê, Cocão, Tanheiro, Laranjeira-do-mato, Mata-olho, Pau-leiteiro, Branquilo, Pata-de-vaca, Timbaúva, Corticeira-do-banhado, Ingá-feijão, Ingá-ferradura, Cabreuva, Farinha-seca, Maricá, Angico, Canafístula, Guapuruvú, Pau-cigarra, Tipuana, Canela-preta, Canela-ferrugem, Canela-do-brejo, Paineira, Açoita-cavalo, Pixirica, Canjerana, Cedro, Pau-d'arco, Catiguá, Pimenteira, Figueira-folha-grande, Figueira-de folha-miúda, Cincho, Goiaba-da-serra, Guabiroba-de-folha-miúda, Guabiroba, Cereja, Pitanga, Jabuticaba, Araçá, Pariparoba, Pariparoba, Capororoca-de folha-miúda, Capororoca, Capororocão, Carvalho-brasileiro, Café-do-mato, Café-do-mato, Mamica-de-cadela, Guaçatonga, Chá-de-bugre, Salseiro, Chal-chal, Camboatá-vermelho, Camboatá-branco, Fumo-bravo, Coerana, Embira e Embaúba.


A árvore Açoita Cavalo (Luehea candicans) é o exemplar mais antigo do Sítio São Luiz, segundo estimativas, ela tem mais de 100 anos.
 
Direitos Reservados © Sítio São Luiz. Design por Roberta Daudt. Desenvolvido por Faro.
Idealizado por Sítio São Luiz