Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Azul
94
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Vermelha
14
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Verde
94
Clique para ajudar a plantar uma árvore na área Amarela
44

Projeto de Reflorestamento Amigos da Mata

O crescimento e o avanço da civilização sobre os ambientes naturais tem tornado cada vez mais raros os recantos de conservação da natureza. Sabe-se que todos os recursos que utilizamos vem da natureza, seja a água ou o alimento, materiais utilizados pela indústria ou combustíveis originados dos materiais fósseis, rios, ventos ou do sol. Conhecemos também os “Serviços Ecológicos”. Esses serviços dependem de vários fatores e de espécies que trabalham naturalmente e generosamente para a humanidade. O rompimento desses processos naturais comprometem todo o equilíbrio da natureza. Os serviços ambientais oferecidos pela natureza se apresentam nas mais variadas formas, entre elas, na proteção de rios e nascentes, no controle das chuvas, das enchentes e das secas, na purificação da água e do ar, na polinização da vegetação, na dispersão de sementes pelos pássaros e pelo vento, na transferência de nutrientes, na conservação da biodiversidade da qual a humanidade vem retirando elementos essenciais para agricultura, medicamentos e indústria e também nas demais influências do clima. Ao percebermos que estamos acabando com a fonte da nossa própria vida no planeta precisamos fazer nossa parte na reabilitação dos ecossistemas naturais.

O Projeto Amigos da Mata prevê a recuperação de áreas que foram degradas pelo homem no decorrer da história, e será feita por meio do reflorestamento dos locais onde a floresta original foi cortada para o desenvolvimento de atividades econômicas, tais como a derrubada das espécies nativas e a plantação de árvores de espécies exóticas que serviam para abastecimento e geração de energia das caldeiras de um curtume, como também para a criação de gado. O reflorestamento tem como objetivo a recuperação do ambiente local, a proteção das nascentes e a manutenção da biodiversidade. As áreas que antes formavam ambientes onde os animais silvestres não podiam sobreviver devem ser transformadas em florestas produtivas, que fornecerão alimento e abrigo para fauna e estimularão os serviços ecológicos para o homem.

A área total que será reflorestada possui 20 hectares. Na primeira etapa do Projeto, foi destinada uma área de aproximadamente 10 hectares, divididas em 4 áreas distintas, utilizando-se o sistema de sucessão devido a eficácia comprovada em recuperação de áreas degradadas, garantindo assim a harmonia com a natureza e a proteção da biodiversidade, que nada mais é, do que a existência de uma grande variedade de espécies animais, vegetais e de microrganismos em determinado hábitat natural.

 
Direitos Reservados © Sítio São Luiz. Design por Roberta Daudt. Desenvolvido por Faro.
Idealizado por Sítio São Luiz